Setores da esquerda questionam legitimidade de mulheres conservadoras eleitas
O avanço de mulheres conservadoras no Congresso Nacional nas eleições de 2026 reacendeu um debate sobre representatividade e autonomia política no país. Parlamentares de esquerda, entre elas Sâmia Bomfim e Erika Hilton, passaram a questionar a legitimidade dessas vitórias, sustentando que as eleitas se posicionam como antifeministas e seriam escolhidas majoritariamente por eleitores homens.
O argumento central, defendido por Sâmia Bomfim, é de que o eleitorado masculino se sentiria representado por discursos que favorecem a manutenção de estruturas tradicionais e privilégios. Segundo a parlamentar, essa percepção vem da observação do perfil de seguidores em redes sociais e do público presente em eventos de celebração de candidatas eleitas.
A tese, no entanto, não pode ser comprovada com os dados públicos disponíveis. O sistema eleitoral brasileiro assegura o sigilo do voto, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não divulga relatórios que identifiquem o sexo dos eleitores de cada candidato. A corte publica estatísticas gerais sobre o perfil do eleitorado, mas não há separação por gênero na votação de candidatos específicos. Com isso, qualquer afirmação de que uma parlamentar foi eleita majoritariamente por homens ou por mulheres se baseia em suposições ou observações informais, sem prova técnica.
Especialistas apontam que a reação negativa revela um conflito sobre o conceito de representatividade. Para o mestre em Filosofia Francisco Razzo, esses movimentos não buscam apenas a presença física de mulheres na política, mas de mulheres que defendam pautas especificamente feministas e ideológicas. Já o cientista político Luiz Ramiro Júnior observa que a direita aprendeu a disputar espaços antes dominados pela esquerda, formando lideranças capazes de dialogar com diversos eleitorados. O crescimento conservador, segundo ele, demonstra que identidade e alinhamento político não precisam caminhar juntos.
O debate também envolve o termo "contradição performática", usado para criticar mulheres conservadoras que rejeitam o feminismo enquanto usufruem de direitos conquistados por esse movimento, como o próprio direito ao voto. Para Razzo, essa crítica tenta limitar a liberdade da mulher. Ele argumenta que, uma vez que os direitos se tornam universais, eles pertencem a todas as cidadãs, independentemente de suas convicções, e que exigir o uso de um direito apenas de uma forma específica contraria o objetivo original da conquista: garantir autonomia e liberdade de escolha.
Esta matéria foi publicada primeiro em Brasil · Gazeta do Povo e republicada aqui com tratamento editorial (síntese dos pontos mais relevantes), a partir de feed RSS. Ver publicação original.
Continue neste assunto
Palavras-Chave
Comentários nesta matéria
Comentário público sobre este texto. Após envio, a redação analisa antes de publicar. Para proposta de pauta ou assuntos privados, use mensagem à redação na sua conta.
Ainda não há comentários publicados nesta matéria.
Sua avaliação desta matéria
Clique nas estrelas para avaliar — pediremos que entre com seu e-mail.
Entre com seu e-mail para comentar nesta matéria (enviamos um link rápido, sem cadastro longo).
Entrar para comentarSobre o autor
Por Redação